As Grandes Tendências de Alimentação no Brasil em 2021
100 Foods
07 abr , 2021
Uma pesquisa realizada pelo BHB Foods e Suplementos, plataforma da consultoria Equilibrium Latam, destaca 5 grandes tendências no setor de alimentos para o mercado brasileiro. A análise foi concluída em outubro de 2020 e relaciona mudanças de hábitos dos consumidores, internet e indústria alimentícia. Confira a seguir:
1- ALIMENTOS PLANT-BASED
O termo “plant-based” engloba tanto os vegetarianos e veganos, como também os chamados flexitarianos, que procuram reduzir o consumo de carne e incluir cada vez mais vegetais no cardápio.
A tendência, em expansão la fora, também cresce rapidamente no Brasil. Para se ter uma ideia, o interesse pelo público por veganismo cresceu 941% nos últmos 8 anos, da mesma forma que também se percebe uma maior aceitação do público em relação a essa forma de se alimentar, considerando que as menções positivas sobre dieta plant-based subiram de 22% em 2010 para 43% em 2020.
Ainda segundo a pesquisa, os alimentos mais buscados no Google foram:
Veganos: bolo, leite, chocolate, hambúrguer, queijo, torta e pão;
Vegetarianos: hambúrguer, presunto, lasanha, torta, carne, pizza e quibe.
2- RÓTULO LIMPO
A ideia principal por trás do conceito “clean label” ou rótulo limpo, é que as embalagens ds produtos alimentícios sã mais claras sobre os ingredientes que estão em sua composição, além de não possuir aditivos artificiais. Este é um reflexo da busca por uma alimentação mais saudável e tem forte relação com o movimento plant-based.
A pesquisa também mostra que o Brasil já representa o terceiro país com o maior número de pesquisas com o termo “rótulo limpo” (clean label) no mundo (12,2%) ficando atrás apenas dos Estados Unidos (15,4%) e França (12,6%).
3- MAIS PROTEÍNA
Não é de hoje que as proteínas são as queridinhas do público por estarem relacionadas com uma boa forma e mais massa muscular. Justamente pela alta do movimento plant-based, as pessoas tem pesquisado mais sobre receitas com proteínas vegetais, contendo, por exemplo, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Também chama a atenção a busca por snacks proteicos.
O que os consumidores esperam dos produtos com alto teor de proteínas? Segundo o estudo, mais conveniência, inovação, maior desempenho nos esportes, melhor forma física e bem-estar.
4- COMFORT FOOD
Apesar de uma maior conscientização no geral em torno de questões relacionadas à saúde, a comida como fonte de prazer ainda está no topo das prioridades dos brasileiros.
A tendência “comfort food”, isto é, alimentos saborosos e que de certa forma remetem à nostalgia e comida caseira, como bolos, hambúrgueres, lasanhas, etc, são os mais buscados no país. O desafio aqui é conciliar alimentos gostosos e saudáveis do ponto de vista nutricional.
5- SUPLEMENTOS ESPORTIVOS
Durante a pandemia, a procura por esses produtos disparou em cerca de 48%, principalmente a fim de buscar formas para melhorar a imunidade. Creatina, BCAA, maltodextrina, albumina e Whey Protein são respectivamentos os suplementos que dominam os motores de busca, e as pessoas procuram saber principalmente como usá-los (dose, horário e performance).
De acordo com a Euromonitor, no Brasil, o mercado de suplementos alimentares movimentou cerca de R$ 6,6 bilhões em 2019.
ACOMPANHE NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE MAIS TENDÊNCIAS
A 100 Foods é sempre pioneira em inovação e está sempre por dentro de todas as tendências ao redor do mundo. Gostou desse artigo? assine nossa newsletter para não perder conteúdos como esse e receber promoções e descontos exclusivos.
Dúvidas, reclamações, sugestões, enviar e-mail para contato@100foods.com.br.
- Pandemia fez as pessoas se alimentarem melhor
- Os efeitos da dieta plant-based para a saúde, segundo a ciência
- Melhores hábitos para ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado