O FRANGO E O MEIO AMBIENTE: NEM SÓ A PECUÁRIA POLUI
Compartilhe

O FRANGO E O MEIO AMBIENTE: NEM SÓ A PECUÁRIA POLUI

100 Foods

04 maio , 2021

Apesar de a carne vermelha ser de longe a maior fonte de poluição na agricultura, a criação de frangos também representa uma porcentagem significativa sob o impacto ambiental total do planeta.

 

 É um equívoco comum pensar que os frangos não contribuem para o aquecimento global só porque, ao contrário das vacas, não produzem gás metano. No entanto, ainda ocorre a liberação de CO2 e outros gases, como o óxido nitroso, cerca de 298 vezes mais potente que o metano, ao produzir a ração dos animais e através do uso de produtos químicos.

O solo pode ser facilmente contaminado, principalmente pelo uso de fertilizantes de forma inadequada, pelo adubo e pela carcaça dos animais, ocasionando excesso de minerais em sua disposição e assim maiores concentrações de substâncias poluentes como o nitrogênio, fósforo e potássio.  A disposição de cama de frango retirada do aviário se não tratada adequadamente também pode provocar a contaminação da superfície, pois nele existe um alto grau de amônia.

Assim como a pecuária, a avicultura é muito dependente da água, e a sua contaminação ocorre de maneiras diversas, como excesso de resíduos no solo, higienização dos galpões, dessedentação e fezes dos animais, já que tantas fazendas carecem de terras adequadas e muitas vezes acabam prosperando próximo aos rios.

Outra conseqüencia causada pela contaminação das águas na criação de frangos é a eutrofização, ou seja, aumento de nutrientes que acabam favorecendo o desenvolvimento da população de algas e baixando a concentração de oxigênio dissolvido, causando a morte dos peixes da regiao. 

Para efeitos de comparação, consumir frango de 3 a 5 vezes por semana, durante um ano, contribui para cerca de 284 kg de emissão de carbono na atmosfera, que seria a poluição gerada equivalente a dirigir um carro por 1.1,69 km. 

Já em relação ao gasto de água e terra, seria algo em torno de 292 banhos de 8 minutos ou 19.025 litros de água, e precisaria ser usada pelo menos uma área do tamanho de uma quadra de tênis (352 m²) para criar os animais.

 

 A ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL – TECNOLOGIA E SABOR

A tecnologia pode ser usada de muitas formas diferentes e uma delas é na alimentação. O frango vegano produzido pela 100 Foods foi desenvolvido de forma a não perder o sabor, textura e aparência do original, e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do planeta e ser uma alternativa muito melhor para a saúde.

Você pode encontrar o NU%#&TS (empanados de frango vegetal), e o Crispy Chicken na loja online em www.loja.100foods.com.br.