PASSO A PASSO PARA MONTAR O BOWL PERFEITO
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PASSO A PASSO PARA MONTAR O BOWL PERFEITO

100 Foods

31 mar , 2021

Quem não ama um bowl todo colorido? Você pode fazer um para se adequar ao seu tipo de culinária preferida, seja mediterrânea, mexicana, vietnamita, tailandesa, californiana, etc. A lista de possibilidades é infinita! Neste passo a passo, você vai fazer um bowl pro seu gosto.

 

Os bowls são uma ótima solução para manter uma alimentação ainda mais saudável e diversificada. A receita perfeita se resume em uma combinação de folhas, vegetais, proteínas, gorduras boas, e carboidratos. E é claro, sem nenhum ingrediente de origem animal.

O segredo é caprichar bem no molho, tentar usar combinações de cores diferentes e usar sem moderação especiarias e ervas frescas para dar o toque especial ao prato.

 

BASE

Apesar de várias receitas utilizarem arroz integral, quinoa e outros carboidratos como base, são os verdes que merecem ser os protagonistas. Utilizar diferentes tipos de folhas para começar ajuda a saciar a fome com uma menor ingestão de calorias e adiciona volume ao prato. Você pode utilizar:

  • Espinafre
  • Rúcula
  • Couve
  • Alface
  • Acelga
  • Repolho

 

VEGETAIS

Para obter uma tigela colorida e cheia de vida, nutrientes, vitaminas e minerais, abuse de legumes e vegetais. Não existem regras no que diz respeito ao tipo de vegetais ou à quantidade de vegetais que pretende adicionar. Eles podem ser adicionados crus ou cozidos, dependendo da sua preferência. Aqui vão nossas sugestões favoritas:

  • Couve flor assada com páprica
  • Crispy de couve
  • Berinjela e abobrinha refogados
  • Brócolis no vapor
  • Pepino
  • Cenoura e beterraba raladas

 

PROTEÍNAS

Apesar da crença que vegetarianos e veganos não comem proteína suficiente, existem muitas opções de proteína plant-based para escolher. Adicione uma quantidade de cerca de meia xícara, ou 1 unidade, de uma das proteínas:

 

GORDURAS

A gordura é um elemento-chave para manter a saciedade, fornecer energia pro corpo e tirar a vontade de comer doces e frituras. Escolha uma ou duas variedades dessas opções:

  • Abacate
  • Nozes
  • Sementes
  • Azeitonas
  • Tahini
  • Azeite de oliva, abacate ou gergelim

 

CARBOIDRATOS (opcional)

Apesar da má-reputação, os carboidratos também são uma parte importante da nossa dieta e se ingeridos da forma correta, dando preferência sempre aos complexos e com alto teor de fibras, nos fornecem a energia, saciedade e os nutrientes que necessitamos no nosso dia-a-dia. Adicione meia xícara de uma das opções a seguir:

  • Batata Doce
  • Arroz Integral
  • Quinoa
  • Feijão
  • Lentilhas
  • Abóbora Cabotiá Assada

 

MOLHOS

Por fim, a cereja do bolo! O molho é o que dá acabamento ao prato e junta todos os ingredientes em termos de sabor. Voce pode finalizar com:

  • Azeite com limão
  • Oriental
  • Mostarda e mel
  • Pesto
  • Missô

 

EXTRAS: se quiser deixar ainda mais completo, você pode adicionar aromas incluindo ervas como hortelã, salsinha, manjericão, erva doce e coentro, e mais cremosidade adicionando uma colher de babaganoush ou hummus.

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