Soja faz mal?
Compartilhe

Soja faz mal?

100 Foods

15 mar , 2021

A soja é um alimento muito utilizado em diversas culturas e principalmente no mundo plant-based, devido às várias formas que a indústria nos apresenta. Comumente, usa-se a soja para substituir as proteínas animais, leite, queijos, molhos prontos, óleos, dentre outros alimentos.

 

Muito ainda se especula se o grão realmente traz benefícios à saúde ou se devemos evita-lo na alimentação. Para responder essa pergunta, convidamos a nutri Juliana Watts, especialista em nutrição funcional, para esclarecer todos os mitos e verdades acerca desse alimento.

Diferentemente do que vemos na indústria, a soja não é uma boa opção para ser utilizada com tanta frequência em uma rotina alimentar, devido ao teor elevado de substâncias chamadas de “antinutrientes”, que interferem na absorção de outros nutrientes, como o cálcio, magnésio, ferro, zinco, e vitaminas D e B12.  Ou seja, seu consumo frequente pode trazer carências nutricionais a longo prazo.

Além de ter alta carga de ácido fítico (um dos antinutrientes citados acima), na soja se concentram substâncias como os goitrogênicos e alguns inibidores enzimáticos que bloqueiam a ação da tripsina (uma importante enzima vital), dentre outras enzimas essenciais.

Estes inibidores são proteínas resistentes que retém sua configuração mesmo quando cozidas por longos períodos. Quando ingeridas, estas substâncias afetam a saúde gastrointestinal, reduzem a capacidade de digestão das proteínas e causam deficiências crônicas de aminoácidos, trazendo desconfortos como estufamento, gases e constipação.

A soja ainda contém naturalmente fitoestrogênios, substâncias que “imitam” a ação do hormônio estrogênio dentro do corpo humano. Quando você ingere uma pequena quantidade dessas substâncias o corpo se adapta sem alterações, mas, em excesso, podem causar desequilíbrio hormonal.

Dentre as principais disfunções hormonais causadas pelo consumo frequente de soja, temos a deficiência na produção dos hormônios T3 e T4 pela glândula tireoide desencadeando o hipotireoidismo, promovendo o aumento de peso, processos inflamatórios, lentidão muscular, queda de cabelo, unhas fracas, intestino constipado, entre outros.

Hoje em dia, sabemos que cerca de 85% da soja consumida no Brasil é transgênica, além de ser um dos produtos que mais recebe agrotóxicos. Logo, se consumida a longo prazo, pode trazer malefícios como aumentar a incidência de câncer ou até infertilidade no homem e na mulher.

 

A 100 FOODS E O COMPROMETIMENTO COM A SAÚDE

Na 100 Foods, estamos comprometidos em trazer mais consciência para a população sobre questões saudabilidade e sustentabilidade e introduzir cada vez mais produtos saudáveis no cardápio das pessoas.

Por isso, todos nossos produtos são 100% livres de soja, feitos com proteína de ervilha, veganos e com todo o sabor dos que você já está acostumado.

Confira as últimas novidades em nossa loja online ou veja onde encontrar uma loja perto de você.